terça-feira, 6 de agosto de 2013

O Poxetu, o Flu e o Profexô



Vanderlei Luxemburgo acabou sendo nomeado como o sucessor de Abel Braga no comando do Fluminense. Mesmo já tento estreado e tendo conseguido sua primeira vitória no Brasileirão, a desconfiança tricolor permanece, e por isso me senti no dever e no direito de vir dar meu palpite.

Não vou me alongar sobre o modo como Luxa foi escolhido. O que corre em toda a imprensa e até mesmo dentro das Laranjeiras, é que o técnico foi posto goela abaixo do presidente Peter Siemsem. Mais uma vez, Celso Barros mostra que mesmo sem assinar polpudos cheques na temporada, quem manda no clube ainda é ele! Fato é, que Luxa assumiu e tem mais de 70% do brasileirão pela frente.

Sou muito suspeito pra falar de Luxemburgo. Apesar de gostar do modo como ele tende a armar seus times. Dificilmente seus times jogam feio. Esse aspecto é um dos que ainda mantém esse cara em alta conta na minha humilde avaliação! O problema dele não é o talento pra montar um esquema equilibrado, eficiente e que não dê sono. O tempo passou e Luxa ganhou algumas peculiaridades em sua personalidade. E são essas peculiaridades que dificultam muito a sua volta ao topo, com a conquista de títulos expressivos.

Vanderlei notabilizou-se por conseguir ter bom trato com os jogadores, e falar o idioma do boleiro. Com a grife, o vocabulário tentou ficar mais rebuscado e ele investiu de vez no ar doutoral, muito além do terno. Hoje, o maior calcanhar de Aquiles de seus trabalhos, é justamente o bom relacionamento com seus jogadores no longo prazo. É necessário também, que pese contra sua imagem, sua atuação múltipla dentro do futebol, desejando controlar tudo e dando pano para as mangas de quem comenta que ele leva um “qualquer” em negociações de jogadores de seu interesse. Só continuo achando que ele ainda sabe montar um time.

Não acho que com as peças e o desgaste que tem atualmente, o Fluminense possa ser campeão brasileiro novamente, mas com o mínimo, Luxemburgo já deixará o Fluminense com uma cara interessante e, muito possivelmente, agradável de se ver jogar. 

Minha opinião é a de Celso Barros acertou, e o Flu entra novamente na briga por mais uma vaga na Liberta de 2014. Não acho que caiba qualquer linha a respeito de sua sinceridade em admitir seu time. O Abel é tricolor e não deixará de ser profissional caso treine outro time no Brasil. Luxemburgo nunca amoleceu para o Flamengo, muito pelo contrário!

Caso as especulações se confirmem e Celso dê um “chequinho” para um pequeno tempero no elenco, o Flu entra ainda mais forte na briga pela Libertadores e pela “Copona” do Brasil.

Vamos conferir!


Birite: Czechvar – Premium Larger excelente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário